Por Clarice Alves/SESAU
Profissionais do Hospital Sofia Feldman (HSF), situado em Belo Horizonte e referência dos Distritos Sanitários do Norte e Nordeste no que diz respeito ao parto humanizado, esteve esta semana em Juazeiro, para compartilhar com a equipe da Maternidade Municipal sobre as boas práticas no atendimento a mulher antes, durante e após o parto.
O grupo composto pelo obstetra João Batista Lima, a enfermeira-obstétrica Karla e a neonatologista Raquel Lima estão percorrendo 26 maternidades do Nordeste e da Amazônia Legal para difundir o plano de qualificação do Programa Nacional de Humanização do Parto, iniciado em 2009. O programa, por meio dessas capacitações tem trabalhado também para minimizar – na rede pública de saúde – técnicas utilizadas no parto normal já consideradas ultrapassadas como: Parto na horizontal; Episiotomia (corte no períneo); Tricotomia (raspagem dos pelos pubianos); e a Aplicação de Ocitocina
(hormônio sintético usado para forçar contração).
A equipe demonstrou surpresa ao encontrar uma maternidade do interior com a estrutura física e humana necessária para o procedimento. “É uma das melhores que já vi no Nordeste. Juazeiro está muita avançada, atendendo ao programa do Ministério da Saúde no que se refere ao parto humanizado. As pessoas precisam conhecer a unidade, os profissionais; porque aqui encontramos um serviço excelente. A Maternidade precisa ter mais visibilidade”, colocou a pediatra Raquel Lima.
“Não resta duvida que a utilização dessas 'más práticas' prejudicava a mulher. Hoje o que a Maternidade de Juazeiro faz, atende com excelência ao modelo apresentado pelo Ministério, que é a presença do parceiro, da família durante o parto”, disse o obstetra João Batista, e lembrou que a Maternidade de Juazeiro dentro das que visitou esta bem à frente. Durante os plantões, a Maternidade dispõe de dois obstetras, um anestesista, um pediatra e três enfermeiros obstétricos. A coordenadora de enfermagem da unidade, Maria Barros da Silva, opinou sobre a presença da equipe do Hospital Sofia Feldman. “Todo aprendizado é necessário para o crescimento do profissional. Aqui na unidade já atuamos dentro do programa de humanização do parto definido pelo ministério.A vinda da equipe de Belo Horizonte e troca de experiências, sem dúvida, para o corpo clinico é mais uma motivação, pois demonstra que o nosso trabalho esta sendo reconhecido”.
Visitem o site do Sofia Feldman no link abaixo:

A Maternidade Municipal de Juazeiro na Bahia é muito boa mesmo.Tive minha filha há seis meses na mesma, e tanto antes quanto durante e depois do parto,eu e minha cunhada,que foi minha acompanhante,fomos muito bem atendidas.
ResponderExcluirA unidade é excelente,recomendo à todas que queiram um parto tranquilo e seguro. E os profissionais tambem são muito bons, principalmente a Parteira Maria José.